A PARIS DE NOTRE-DAME

parisnotredame-peqParis. Agosto de 2015.

Vista de baixo, a Catedral de Notre Dame não parece tão grande. Mas ao subir suas escadas em caracol, o degraus começam a ser muitos e, ao chegar no topo, na bancada que dá vista à cidade, a primeiro coisa que penso é que Paris é fantástica. E Notre Dame é enorme.

As gárgulas chegam a assustar e tomam conta dos telhados e bancadas de pedra, espalhadas por todo o lado. Cada uma com sua personalidade, vigiam a cidade, pensando, invejando, admirando, zombando.

A construção da catedral se iniciou em 1163, mas ainda antes disso, esse chão já era local de culto religioso dos celtas. Depois dos romanos, que construíram um templo em devoção à Júpiter. Também neste local existiu uma das primeiras igrejas do cristianismo de Paris, por volta de 528 d.C.. Em substituição desta obra surgiu uma igreja românica que permaneceu até o início da construção desta catedral gótica de Notre-Dame de Paris.

A cidade de Paris ganha outro formato e outro significado daqui de cima. O sons da cidade diminuem dando espaço ao silêncio e ao vento.

Mas então, bem aqui do alto da torre, o gigantesco sino toca.

A.C.M.


https://www.facebook.com/calimanviajando

Anúncios