SAMBA MEDIEVAL EM CARCASSONNE

carcassonne-pc

Julho de 2015. Carcassonne. França.

Povos Celtas, Galo-romanos e Visigodos habitaram este local e fizeram parte da construção da cidadela de Carcassonne. As fundações das suas casas e muralhas retratam com clareza essas sucessivas ondas de civilizações presentes ao longo dos séculos.

As torres mais altas foram construídas entre os séculos IX e X d.C. Porém, ao final do século XIX, isso estava praticamente abandonado, quando foi redescoberto por turistas ingleses. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidadela foi usada como campo de prisioneiros.

Ainda que tenha algumas restaurações bem recentes, Carcassonne é um mergulho na época medieval. Desde o momento em que se cruza a ponte do fosso, passando pelas antigas moradias dentro da cidadela – hoje hotéis e lojinhas para turistas – até a catedral, o castelo, jardins e ruas tortuosas, sou transportado à época da cavalaria.

A não ser, é claro, pelo inusitado grupo francês de samba brasileiro bem na ponte de entrada da cidadela. Um sopro quente de Brasil nas pedras frias da idade média.

Outra relação com o Brasil é o pratão de Cassoulet que como num restaurante em frente ao castelo. Este prato seria a feijoada original, muito antes ainda dos toques brasileiros, como feijão preto, arroz, farofa, couve, laranja, torresmo, etc. Porém, igualmente maravilhoso.

E a aventura continua à noite, pelas ruelas escuras pelas quais tantos já passaram, guerrearam, amaram…

A.C.M.

carcassonne


Facebook do Caliman Viajando:

https://www.facebook.com/calimanviajando

Anúncios