“IGREJA ROMÂNICA DE SAINT-AVIT”

saintavit-andré-peq

Saint-Avit. França. Novembro de 2015.

Com cerca de 200 habitantes, Saint-Avit é um povoado muito inspirador em seu aspecto medieval, pois além de manter sua estrutura de vilarejo, rodeada por campos a perder de vista, a igreja de características românicas está localizada ao lado de um castelo que ainda hoje é propriedade privada: o Château de Bellevue.

Além disso, uma das características mais marcantes que encontramos na igreja, e que virou tema da minha ilustração, é a marca (quase desaparecendo) do litre funerário nas paredes laterais da construção. Trata-se de uma “faixa” pintada para o funeral de um nobre da época, onde vemos seu brasão de família e outras imagens relacionadas à família e à pessoa em questão.

Percorrendo o caminho do castelo até a igreja, é fácil imaginar o que seria este cortejo fúnebre, com o litre recém feito. Isso por volta do século XI.

Durante nossa visita, a igreja passa por reformas em sua fachada, pois pedras começaram a se descolar, com o perigo de cair na cabeça de algum transeunte. Outro fato inusitado em Saint-Avit é a história do mendigo que dormia dentro da igreja à noite, fazendo dela seu hotel medieval. A prefeita da cidade comenta esses seus infortúnios presentes enquanto eu viajo mais uma vez ao passado distante.

A.C.M.


sza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s